2024 é um ano de comemoração para a Associação Médica de Mato Grosso do Sul, que completou 70 anos no último dia 23 de fevereiro. A trajetória de luta pela defesa da classe médica e da saúde do Estado será celebrada durante o ano todo.
A Associação foi criada em 1954, por um grupo de médicos de diferentes origens, que com muito suor, força de vontade e anseios, sonhavam em oferecer melhores alternativas àqueles que cuidavam da saúde da população. A união da classe significava não apenas melhorias para os médicos, mas para a qualidade de atendimento à população em geral, do que viria a ser o Estado de Mato Grosso do Sul anos depois.
Esse esforço contínuo levou à construção, dez anos depois, da antiga Sede, localizada na Rua Liberdade e posteriormente do Clube de Campo, hoje a atual Sede. Foram décadas de luta pelos direitos da classe e da saúde da população, encorajando outros profissionais liberais a se unirem em benefício do crescimento do Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Presidente da AMMS, Justiniano Barbosa Vavas, são muitos os motivos para comemorar o aniversário de 70 anos. “Uma história que se confunde com o aumento de profissionais médicos e com o crescimento da saúde do nosso Estado. Temos uma entidade de sete décadas de história que visa, através do trabalho incessante dos nossos funcionários, associados, diretores e parceiros, defender não apenas a dignidade profissional do médico, mas o seu bem-estar, assistência e qualidade à saúde”, enfatizou.
Vavas aproveitou a oportunidade para anunciar que neste ano serão homenageados aqueles médicos que foram pioneiros na história da AMMS e na valorização da classe médica do Estado.